Filme lançado em 1996 e é, para mim, o filme de animação mais assustador que eu já vi. Acho que é uma história muito complexa e dramática, pois tem situações muito chocantes e tristes, cenas muito típicas daquele tempo, com a arte gótica e a discriminação dos ciganos pensando que eles eram pecadores, pois nessa altura as pessoas eram muito religiosas. Sempre tive medo de ver este filme e tinha pesadelos quando era mais nova, admito, mas, agora quando o vejo sinto que este é, sem dúvida, um grande exemplo para todos nós, pois vai contra o preconceito, para além disso é também uma aula de história muito interessante onde os cenário mostram o místico próprio da cidade e da época.
Como já disse, a lembrança mais antiga que tenho é de o ver ,na minha cama, com 6-7 anos e onde chorava e tinha, depois, pesadelos porque ficava muito assustada. Com o quê?, bom... ficava assustada quando as pessoas estavam a humilhar o Quasimodo atirando-lhe tomates e prendendo-o com cordas como se fosse um animal, enquanto toda a população se ria dele, exepto Esmeralda, que o salvou.
Para saberem, isto de "filme do mês" foi ideia minha porque na verdade não vão celebrar este filme neste mês, ok, eu é que vou falar-vos dele.
Decidi escrever sobre este filme foi porque este mês celebra-se o Carnaval e durante o filme aparece um
bobo e ao próprio Quasimodo é-lhe posto um chapéu de bobos, e também por causa do amor de Febus e
Esmeralda, que parecia impossível visto que eram o oposto em dignidade social.
Filme realizado por Kirke Wise e Gary Trousdale, e é o 34º filme de animação da Disney.
A história começa em Paris onde ciganos são perseguidos. Uma das ciganas consegue fugir e leva com ela um embrulho nos braços. Esta é perseguida por Frollo, um homem horrível, que ia a cavalo. Ele arranca o embrulho pensando que era uma coisa roubada e da-lhe um pontapé que a mata de imediato. Ao desembrulhar, Frollo apersebe-se que não passava de um bebé, mas como este apresentava uma forma grotesta ele decide atirá-lo por um poço mas é inpedido por um bispo que lhe diz que a única maneira de ser esquecido o seu pacado é cuidar da criança. Ele, Frollo, aceita a condição, dá ao bebé o nome de Quasimodo e prende-o numa das torres sineiras de Notre Dame.
Passados muitos anos, o corcunda continua preso e toca os sinos da catedral, mas um dia Frollo saiu e ele decide sair também. Em Paris está a decorrer o Festival dos Bobos, onde a cara mais feia de Paris é a vencedora. Quasimodo vence, é coroado mas depois, por mando de Frollo aos soldados, é gozado e humilhado por toda a população, sendo apoiado por,Esmeralda, uma cigana bailarina.
Frollo fica furioso com a ação de Esmeralda e manda prendê-la, mas ela foge para a catedral de Notre Dame onde encontra Quasimodo, que a ajuda a escapar dos soldados de Frollo.
Quando o tutor de Quasimodo descobre que a cigana fugiu, manda prender todos os ciganos e começar um incêndio em Paris. O capitão da guarda, Febus, aprecebe-se das intenções de Frollo, recusa-se a obdecer-lhe e solta todos os ciganos. O sentimento de traição de Frollo oredena que matem Febus, mas este, ao fugir cai ao rio. Acreditando que Febus estava morto, os soldados e Frollo vão-se embora. Esmeralda ajuda Febus a sair do rio e leva-o á Catedral para que Quasimodo cuide dele e o esconda de Frollo.
Esmeralda foge. Quasímodo apercebe-se de que Esmeralda está em perigo então vai procurá la, à noite no esconderijo dos ciganos, com Febus, mas não sabia que estava a ser observado pelo Seu tutor, que , ao o seguir encontra o esconderijo dos ciganos e manda-os prender a todos, sendo Esmeralda condenada feiticeira por isso terá que ser queimada na fogueira, e Quasimodo é fechado na catedral. Esmeralda estava prestes a morrer queimada, mas Quasimodo ,com a ráiva, consegue soltar-se e salvar a cigana das chamas levando-a para a Catedral. Entretanto, Febus consegue soltar-se a si e aos outros ciganos.
Frollo, irrtado, entra na Catredal e tenta matar Esmeralda, mas, depois de muita discusão e tenttiva, Frollo acaba por cair de Notre Dame abaixo. Quasimodo cai também pois Esmeralda que o agarrava pela mão não conseguiu sopurtar o peso dele, mas o corcunda é salvo por Febus.
Frollo está morto. Feliz, a população declara Quasimodo um herói e Esmeralda e Febus casam-se.
Prato do Mês--->
Salada de queijo de cabra quente
Ingredientes:
pão de baguete ás rodelas
Queijo de cabra
moatarda
vinagre e óleo
ervas finas
limão
alface
molho de soja
Preparação:
Lava as folhas de alface e deixa escorrer a àgua toda. Enquanto escorre, prepara um molho para a salada feito de vinagre, sumo de limão, óleo e mostarda. Corta o quejo ás rodelas e coloca-as em cima do pão de baguete também ás rodelas e dvidamente grelhado, porque tostado é bem melhor!
Ao grelhar o pão podes põr ervas aromáticas e azeite\ óleo.
Decorção:
Coloca a salada já misturada com o molho num prato e coloca três rodelas de pão em cima da alface. Por cima do pão, põe ,em cada um, uma rodela de queijo também meia grelhada. Depois tempera todo com uma pitada de sal e molho de soja a toda a volta.
Et Voilá..., bon apetit!!
Curiosidades-->
- As duas gárdulas Vitor e Hugo vêm do nome do escritor do livro original, Vitor Hugo.
- Considerado dos filmes mais sinistros da Disney.
- No livro original Frollo é um homem da Igreja, mas os estúdios acharam melhor que fosse um juíz pois evitaria confusões com a igreja católica e porque assim estaria mais de acordo com o carácter da personagem.
- A cena onde Coplin, o bobo, canta " Os sinos de Notre Dame", era no início para ser um diálogo.
Músicas
Out there- francês
Out there- inglês
Lá fora- português
God help the outcast- inglês
Longe do Mundo- Sara Tavares
Helfire- inglês