Filme realizado em 1950. Este é um exemplo maravilhoso de animação e do que ela significa, não é apenas um clássico da Disney, mas um clássico para toda a animação, seja 3D ou não. A animação é um processo de imagens que todas juntas criam movimento, falso, mas sentido. É uma concentração de ideias e sonhos de todos os que nele trabalham. E este tem tudo, tem sonhos, moralidade, cenários fantásticos, personagens bem caracterizadas e música. Da mais bela. Faz-nos chorar, rir, ter medo (ou pelo menos a mim sim), mas a cima de tudo dá-nos força para encararmos os nossos problemas e seguir em frente, tal como Cinderella o faz.
A recordação mais antiga que tenho dela, é de a minha mãe me ter comprado uma revista da Barbie e na última folha aparecer uma publicidade do filme, e de eu querer vê-lo. Eu costumava ameaçar os meus pais a darem-me os filmes que eu queria, como foi o caso de "Bela e o Montro" e "Crocunda de Notre Dame", mas daquela vez eles não cederam, e então eu só tive a oportunidade de o ver, mais tarde quando a Internet apareceu na minha vida.
Para saberem, isto de "filme do mês" foi ideia minha porque na verdade não vão celebrar este filme neste mês, ok, eu é que vou falar-vos dele.
Estou a escrever sobre este filme este mês por causa do dia mundial do beijo, da voz, do sorriso e da
dança, coisas que a Cinderella representa muito bem, para além disso há também o dia da Liberdade que
uma das coisas que a protagonista merecia e desejava, mas não tinha.
Filme realizado por Clyde Geronimi, Hamilton Luske e Wilfred Jackson e é o 12º longa da Disney. Era uma vez, uma linda menina que vivia com o seu pai, a sua madrasta e as duas filhas da madrasta, Anastasia e Drizella. Ela vivia feliz, até ao dia em que o seu pai morreu e ela ficou aos cuidados da madrasta malvada que a fez viver como sua criada até á sua idade adulta. A menina chamava-se Cinderela e dormia numa torre muito velha com roupas de criada muito velhas. A sua única boa companhia eram uns ratinhose uns passrinhos, seus amigos, que a ajudavam em tudo. Um dia, uma carta do palácio chega a casa delas, assim como a todas as outras casas onde vivem jovens solteiras, pois era um convite do rei para um baile onde o seu filho, Principe Charmoso, iria escolher a dama om quem queria casar. Anastasia e Drizella disseram que iam logo, mas Cinderla pediu licença a sua madrasta para ir, esta embora lhe tenha dito que sim, impôs a condição de que ela apenas iria se tivesse feito todas as lipezas e se tivesse um vestido para o baile. Cinderela, espeançosa acieta e mete mãos á obra, mas á medida que o tempo passa, ela vê que não tem tempo para costurar o vestido. Os seus amigos ratinhos e passarinhos decidem fazer-lhe o vestido como surpresa, mas as meias irmãs de Cinderella, invejosas por verm que ela conseguira, estragam-lhe o vestido rasgando-o. Cinderela foge a chorar, morta de tristeza mas, felizmente, a sua fada madrinha aparece e ajuda-a transformando uma abobora numa carruagem e ratos em cavalos e criados e transforma a restia de vestido da menina num lindo vestido de gala com brilhantes sapatos de cristal. Ela vai até ao baile, onde dança e se apaixona pelo principe, mas é avisada pela fada de que o feitiço apenas dura até á meia noite. Assim que as badaladas tocam Cinderela, foge á pressa para que o jovem principe não a veja com os vestido rasgado, mas a meio ddo cainho deixa um dos sapatos cair. No dia seguinte, de volta á normalidade, um criado do rei, a mando do principe, vai a casa de todas a jovens que estiveram no baile, para lhes calçar o sapato de cristal abandonado, de maneira a ver quem seria a dona do sapato e do coração do principe. Anastasi a Driszella tentam inultilmente. Cinderela, pede para tentar mas quando o sapato estava para entrar no pé de Cindrela, a madrasta com a bengala faz-lo partir-se. O criado pensava que estava tudo perdido e que iria ser preso, mas Cinderela, tira do seu bolso uma réplica do sapato partido e calça-o, verificando que era a dama que dançou com o princípe. Eles casam-se e vivem no castelo, felizes para sempre!
Prato do mês--->
Ingredientes1 ovoLeite 150ml3 colh. de açúcarCorante de baunilha
Primeiro coloca a massa folhada numa tarteira, forrada com papel vegetal, e pique-a com um palito.
Depois num tacho, coloca 1\2 das natas, o leite e o chocolate e leva ao lume, fraco, até ficar homogéneo. Misture bem todos os ingredientes.
Deixa esfriar um pouco e adiciona-lhe o ovo, já batido, mexendo sempre.
Verte o preparado sobre a massa folhada e leve ao forno, a 140ºC durante 40 min. Quando estiver num tom dourado retira-a e deixa-a arrefecer.
Numa taça coloca a outra metade das natas e bate-as até ficarem com volume. Depois, adiciona o açúcar e o corante de baunilha e decora com chantily no fim como quizeres.
Curiosidades
Curiosidades
- É um filme com musicas maravilhosas, mas de inicio, a música que acompanhava a dança da Cinderela e do príncipe Charmoso era uma chamada "Dancing in the clouds", mas foi substituída por uma chamada "So this is love".
- Foi nomeada para vários prémios, incluindo os Óscares.
- Foi um dos poucos filmes a ser trabalhado com os 9 old men todos juntos.
- Foi construída um modelo em 3D para a carruagem da Cinderela que a levou ao baile, e no parque Disneyland, eu própria vi com os meus olhos que a carruagem por dentro era toda coberta com pelos cor de rosa fofos. Lindo!
Músicas
So this is love
A dream is whish your heat makes
Dancing in the clouds