sábado, 2 de novembro de 2013

Filme do mês de novembro\2013 (A Pequena Sereia)

A Pequena Sereia

Filme feito em 1989. Uma das melhores animações da Disney, e nota-se ,sem dúvida, que deu um enorme prazer a quem o fez. É como se quase se visse o sorriso, o suor, a felicidade das pessoa por verem que todas aquelas noites sem dormir ou comer bem, valeram a pena. Neste filme não consigo ver qualquer recordação de infancia, mas a mais antiga foi quando tive 13/14 anos e simplesmente o vi. Não é lá muito emocionante...

Para saberem, isto de "filme do mês" foi ideia minha porque na verdade não vão celebrar este filme neste mês, ok, eu é que vou falar-vos dele.

Este mês, no dia 16 de  novembro, é o dia do mar (ou talvez seja do oceano), essa é uma das razões para 





estar a escrever sobre este filme e não sobre outro, mas para além 

disso, é também porque foi no mês de 

novembro (de 1989) que o filme saiu nos cinemas.
quadro atrás é magdalene with a smoking flame


























 Filme realizado por Ron Clement e John Musker. Foi o 28º longa-metragem da Disney.

 Nas profundesas de um oceano, Ariel, uma sereia de desasseis anos, era uma das sete filhas do rei Tritão. Mas vivia muito insatisfeita, pois o seu pai não a deixava ter contacto com os humanos nem com coisas que lhes pertenciam, o que a deixava muito triste sendo ela uma sereia muito curiosa e sempre com vontade de querer saber mais, especialmente sobre os humanos.
 Um dia ela e os seus amigos, Sebatião, Flounder, Sabidão, foram á superficie ver a festa de anivesário, que se decorria num barco, do principe Eric, por quem ela se veio logo a apaixonar. Mas, derepente, uma grande tempestade começa e destroi o barco, deixando o principe inconsciente. Ariel depressa se apercebe e tenta salva-lo da morte nadando e puxando-o para a superficie. Já na areia da praia, Areil começa a cantar para Eric, mas assim que este volta a acordar, ela foge para não ser descoberta. Eric não sabe de quem era a voz de quem o salvou, e compromete-se a descobrir quem era.
 O rei repara que a sua filha está diferente e logo descobre que é por estar apaixonada pelo humano e vai ter com Ariel a uma gruta onde ela e Flounder guardam a sua coleção de coisas humanas (como garfos, garrafas, estátuas...), e com a fúria, Tritão destrói tudo com o seu tridente. Depois de isso tudo apareceram duas enguias enviadas pela bruxa do mar, Ursula, que lhe disseram para ir ter com ela.
 Ursula faz um acordo com Ariel que dizia que ela poderia tornar-se humana durante três dias, mas teria que dar a sua voz á bruxa durante esse tempo, e se nesses três dias ela e Eric não tiverem dado um beijo de verdadeiro amor então Ariel iria pertencer a Ursula para semrpre. 
Eric encontra Ariel, em humana, na praia e, pensando que ela estava perdida leva-a para o castelo. No segundo dia eles os dois quase que se beijam mas, foram interrompidos, a mando de Ursula, pelas enguias. Vendo, então, que poderia perder, a bruxa do mar, decide transformar-se numa bela jovem de nome Vanessa, e com a voz de Ariel para que quando Eric a ouvisse penssasse que era a pessoa que o salvou; e logo que isso aconteceu eles decidem casar, e é claro que a bruxa pôs um feitiço no principe para ele esquecer Ariel. 
 Sebastião informa o pai de Ariel de tudo o que se passaria com a sua filha se aqueles dois casassem e portanto o rei envia muitos animais para estragarem o casamento, e no meio do caos a concha com a voz de Vanessa/ Ursula partesse e ela volta á sua forma normal, sendo a voz de Ariel devolvida, mas no entanto ja era o fim do terceiro dia e portanto ela volta a ser sereia. Depois de algumas confusões Ariel e Eric estão juntos mas Ursula cria uma tempestade, onde Eric consegue feri-la, e ela morre fazendo com que todos aqueles que Ursula tinha manipulado voltassem a ter a forma que tinham, incluindo o rei Tritão. Vendo que Ariel ama verdadeiramente Eric, o rei transforma Ariel em humana, de maneira a que conseguissem ficar juntos; e assim foi!                                                                      


                                                                           

* Desculpem ter escrito o nome da gaivota em português Brazil, mas é que não o nome dele em português de Portugal, sabem qual é?, digam-me por favor.
















Prato do Mês----> Ilha Flutuante


6 ovos
450g de açúcar refinado

3 colheres de água
04/ de leite
Uma noz de manteiga
Molde Charlotte

Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 220 ° C.

De seguida parte os ovos e separa as claras das gemas. Bate as gemas com 100g de açúcar refinado até se obter uma tonalidade de creme branco.
Com 150 g de açúcar e  as três colhres de água, faz um caramelo, (cuidado ao fazer o caramelo, para não te queimares), despeja o leite frio e leva a ferver. Mistura para dissolver e passa tudo no passador.
Despeja o leite sobre as gemas com o caramelo, coloca a mistura no fogo baixo, ate engrossar lentamente, (mexendo sempre). Retira do fogo e bate as natas firmemente. Coloca numa tigela.
Bate as clara ate ponto neve, junta o açúcar restante.
 Unta com manteiga o molde , com o recheio de creme branco e leve ao forno em banho-Maria, por 45 minutos.

Deixa esfriar. Desenforma e coloca a ilha no meio do creme de caramelo.
                                                            Bom apetite!




Curiosidades:



  1. Filme foi baseado num conto de Hans Christian Andersen, um escritor de hisórias infantis.
  2. A cor da cauda da sereia Ariel tem de nome ariel, um tom verde- azulado.
  3. Em Copenhague, capital da Dinamarca, está uma estátua da Pequena Sereia, em homenagem á personagem de um dos mais famosos contos de Hans Christian Andersen.
  4. Allan Menken e Howard Ashman foram os criadores das músicas do filme, onde Jodi Benson faz a voz de Ariel na Música "Part of your world".




Músicas:








 








Nenhum comentário:

Postar um comentário