segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Filme do mês de dezembro\2013 (ABela e o Monstro)



A Bela e o Monstro

 Filme feito em 1991, um filme de animação que melhor não poderia descrever o Natal. Foi uma ideia muito bem recebida e realizada apenas por jovens animadores com "pouca experiência".
 A lembrança mais antiga que tenho deste filme é de estar sempre a chatear os meus pais, (com 7/8 anos), e a chantagiá-los de que se não me comprassem a cassete do filme seriam então obrigados a darem-me um irmão...
Eu era (e sou) filha única. Ah, eles cederam e deram-me a cassete do filme, que está neste mesmo momento na prateleira com o pó!
 A minha mãe adora este filme e eu também, se calhar porque me faz lembrar o Natal. As músicas, o sentido, as personagens... enfim já estou a escrever muito, mas é que adoro isto de uma forma tão grande que nem há palavras para explicar.

Para saberem, isto de "filme do mês" foi ideia minha porque na verdade não vão celebrar este filme neste mês, ok, eu é que vou falar-vos dele.


Ah sim, a razão para estar a falar deste filme é porque, para mim, é o que fala mais do Natal, e ... estamos 

em dezembro portanto acho que faz sentido.




                                                          




 Filme realizado por Gary Trousdale e por Kirk Wise, e é o 30º filme de animação da Disney.

 Tudo se passa em França, num castelo onde vive um príncipe arrogante e egoísta, que um dia é transformado num Monstro, por uma velha mendiga que lhe aparece e lhe oferece uma rosa que ele recusa,  assim a mendiga tranforma-se numa linda feiticeira e torna-o num Monstro; mas dando-lhe a pose de quebrar o feitiço, se ele aprende-se a amar e fosse correspondido nesse amor, no entatnto ele só podia acabar com o feitiço até á última pétala da rosa cair, se assim não fosse ele, e os seus empregados tranformados em simples objetos, ficariam assim para sempre.

  Numa pequena aldeia, vivia uma linda rapariga, Bela, com o seu pai, Maurice, que era inventor. Todos a achavam estranha por ser tão linda e tão inteligente e por ser filha de um "louco". Ela adora ler! Era admirada por Gaston, um caçador com um grande ego e que queria casar com Bela, mas era mau e portanto ela rejeitava-o. 
 Um dia, o seu pai, consegue fazer uma das suas máquinas dar resultado e decide levá-la a uma feira de exposições com o seu cavalo, Filipe, mas a meio do caminho perde-se e segue um atálho para fugir de lobos. Vai ter até a um castelo sombrío e logo é acolhido pelos simples objetos mas o monstro apercébe-se que alguém está no seu castelo e assim que vê Maurice, prende-o numa masmorra. Durante isso Filipe, o cavalo, corre até Bela e diz-lhe tudo o que se passou. Esta decide ir então ajudar o pai, em perigo e acaba por entrar no castelo também. Faz depois uma proposta ao Monstro: se ele libertár o seu pai, ela tornár-se-á sua prisionaeira.
 Bela é instalada num quarto de hóspedes, enquanto Maurice é levado, por uma carruagem mágica, até á aldeia, e vai ter a uma taberna, onde está Gaston e seus "amigos", e pede-lhes ajuda, mas eles recusam achando-o um louco. Gaston engeinha, então um plano de levar Maurice para um manicómio, para se vingar de Bela por não se ter casado com ele.
 No castelo, Bela evita o Monstro e recusa todos os seus convites, mas passado algum tempo eles os dois começam a estar cada vez mais juntos e aprendem um com o outro. O amor nasce assim entre eles e dá uma esperança a todos os que habitam no castelo. Mas um dia o Mosntro apercébe-se de que Bela não está bem e dá-lhe, assim, a opotunidade de sair do castelo e ir ter com o seu pai. Uma prova do seu amor por ela!
  Bela, já em casa, trata do pai, mas derepente Zip, uma pequena chávena de chá, aparce e tenta convence-la a voltar para o castelo, onde ele vive. Entretanto, Lefou, o criado de Gaston, avisa-o de que Bela está de volta, e este prepara-se para pôr o pai de Bela no manicómio, mas Bela mostra, então, o Monstro através de um espelho mágico que este lhe tinha dá-do, para mostrar que o seu pai não era um louco. Gaston prende Bela e Muarice e decide atacar o Monstro juntamente com toda a população.
 Zip, com a máquina de Maurice, salva os dois prisioneiros e vão até ao castelo. A luta, entretanto já ia a meio, entre os objetos e a população, no entanto entre o Monstro e o Gaston era pior, pois o Mosntro não tinha força para lutar, tinha saudades de Bela, o deixava as coisas muito fáceis para Gaston que, sem piedade, esfaqueava o outro. No entanto o Monstro avista Bela, achegar ao castelo, e ganha forças. Logo a seguir ele atira o Gaston pela varanda abaixo e mata-o. Mas quem cai aseguir é o Monstro, graças ás feridas que Gaston lhe fez, e morre. Bela vai até junto dele e declara-se a ele, mas a última pétala já tinha caído. No entato, o inesperado acontesse e assim que Bela diz que ama o Monstro uma, variedade de luzes coloridas explodem no céu e o Monstro transforma-se em humano outra vez.
 Bela reconhe-se-o graças aos seus olhos azuis e no fim fazem uma festa com todos os empregados, também, transformados em humanos.

                                                                                       Et ils vécurent heurux pour toujour!



Palabras em Francês---->


Olá: Salut                                                    Obrigada: Merci
Adeus: Au revoir                                         Onde fica...?: Ou c`est...?






Prato do Mês---->

Ingredientes - Massa:
                                                                     
  • 5 ovos
  • 5 colh. sop. de açúcar
  • 1/2 chavena chá de leite
  • 1 chavena chá farinha
  • 1/2 amêndoas trituradas
  • manteiga
Ingredientes- Recheio:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colh. sop. de manteiga
  • 1/2 chavena chá de amêndoas moídas
Ingredientes-Cobertura:
  • 1 lata de creme de leite                                        
  • 1 tablet de chocolate preto
  • cerejas, folhas, canela, lascas de amêndoas
Preparação- Massa:Bate os ovos até ficarem com o dobro do volume. Adiciona o açúcar e continua a bater. Junta o leite e bate mas mais levemente. Pare de bater. Adiciona a farinha e as amêndoas misturando lentemente. Unta uma forma rectângular e despeja a preperação da massa na forma. Leva ao forno a 200º(já pre aquecido) duante cerca de 30 min.
 Preparação- Recheio:Coloca o leite condensado e a manteiga numa panela e cozinha em fogo brando mexendo até se deslocar do fundo da panela, durante cerca de 5 min. Tira do lume e acrescenta as amêndoas. Mistura. Desemforma, com cuidado, a massa e recheia, depois enrola a massa de forma a que fique um cilindro. 
Preparação- Cobertura:Aquece o creme de leite em banho-Maria. Depois acrescenta o chocolate preto (picado) mexendo bem até derreta. Deixa arrefecer e leva ao frigorífico durante 30 min.* Para terminar é só colocar a cobertura, e fazer riscos com um garfo para imitar uma árvore, polvilhar com canela e decorar com as cerejas  as folhas.                                                                                                         Et voilá!

Curiosidades:

  1. Zip, apequena chavena, em princípio era para ter apenas uma ou duas falas, mas os produtores gostaram tanto da personagem que decidiram fazer-lhes mais falas.
  2. Apesar dos rumores, Adam não é o nome do Monstro, os proprios criadores do filme disseram que a personagem não tem nome, é apenas...Monstro.
  3. Filipe significa "amigo dos cavalos" o que é muito apropriado para um cavalo.
  4. Howard Ashman e Alan Menken foram os criadores das músicas do filme, Glen Keane do Monstro e Mark Henn de Bella.


Músicas:


                                                                          Era uma vez- português
                                                        











Tale as old as time- inglês
                         Histoire Eternelle- francês


Belle- inglês                                                                                       Bella- portuguêsBelle- Francês                                                                   



Bom Natal e fiquem atentos ás televisões, porque vão dár filmes da disney, quem sabe!                                                                                                                                                                                                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário