quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Filme do mês de janeiro\2014 (Pocahontas)


Pocahontas

Filme feito em 1995, uma animação da Disney e é um dos últimos a ser animado á mão, não que eu não goste da animação digital, claro que gosto e espero um dia aprender em digital, mas animação á mão é... tipo o contacto com o papel, o carvão do lápis e o seu cheiro e sentires que fizeste aquela personagem, deve ser tão maravilhoso. Os cenários são muito inspiradores e parece que o espírito das tribos entra por nós e nos dá vontade de trepar árvores e de soltar o cabelo e correr até os pés te mandarem parar... ou talvez seja só impreção minha.
 A lembrança mais antiga que tenho da Pocahontas é de quando tinha cerca de 6-7 anos e via sempre um filme (não da Disney) que explicava a história "real" de-la, mas do filme da Disney mesmo, foi quando tinha 12 anos e os meus pais tinham acabado de comprar o canal Disney Channel e aí eu tive a opurtunidade de o ver.

Para saberem, isto de "filme do mês" foi ideia minha porque na verdade não vão celebrar este filme neste mês, ok, eu é que vou falar-vos dele.


A razão de ter escolhido este filme, para este mês, foi porque, quando consultei a minha agenda reparei que 

havia muitos dias relacionados com este espírito como o dia mundial da Paz, dos Reis(os reis de Inglaterra), 

dia das nações unidas e dia mundial da liberdade.
                                       
                      
 
Filme realizado por Mike Gabriel e Eric Goldbeg, e é o 33º filme de animação da Disney.                              Tudo começa na Inglaterra por volta dos anos 1600, na Idade Média, onde um navio com colonos britânicos chefiados por Ractlife, um homem cobarde e mau, vão até ao "Novo Mundo" em Virginia, América, para levarem ouro de lá a Inglaterra. Faz parte da tripulação Jonh Smith, um jovem soldado que todos admiram por ser muito corajo e independente. A meio do percurso marítimo, Smith salva um tripulante sem qualquer experiência, Thomas, que tinha caído ao mar no meio de uma tempestade, e isso faz com que todos comecem a gostar ainda mais de Smith para desgosto de Ractilfe.
 A par disto, em Virginia, vive uma jovem rapariga muito ligada á Natureza e aos espirítos, filha do grande chefe Powatan. Mas, infelizmente, muito a contragosto dela, o pai da-lhe a notícia que Kocoum a tinha pedido em casamento, o que para ela era terrível pois ele não tinha qualquer sentido de humor e era muito sério, no entanto ela fica muito indecisa entre casar e não casar, pois por um lado nao queria magoar o seu pai que apoiava o casamento demonstrando isso dando-lhe um colar pertencente á sua mãe, por outro lado ela sente que deve seguir o seu coração aventureiro e não casar. Após a notícia ela vai ter com a avó Willow e esta diz-lhe para ouvir o que os espíritos lhe dizem. Ela ouve os espíritos e vê uma "núvens estranhas" que são na verdade as velas do barco inglês.
 Assim que saíem do varco os tripulantes começam logo a cavar para encontrarem o ouro, enquanto Smith vai explorar mo "Novo Mundo". A meio da exploração ele e Pocahontas encontram-se e partilham um com o outro os seus mundos e as suas ideias. Apaixonam-se e decidem encontrar-se ás escondidas dos outros anão ser da avô Willow, do beija-flor Flit, do guaxini Meeko e Nakoma que eram os seus amigos.
 Um dia Kocoum e Thomas apanham Smith e Pocahontas a meio do beijo e, com a raíva, Kocoum ataca Smith tentando matá-lo mas Thomas com um tiro mata Kocoum para defender o seu amigo.
 Powatan decide matar pelo nascer do Sol Smith, e Ractlife aproveita a opurtunidade para conseguir o ouro declarando guerra á tribo. Na hora da execução de Jonh, Pocahontas mete-se entre ele e o pai dela e consegue salvar-lo, mas Ractlife aproveita esse momento e decide atirar contra Powatan mas Smith mete-se á frente e leva ele com a bala. Ractilfe é capturado e levado de volta ao seu país enquanto Smith é também levado a Inglaterra para ser tratado do seu ferimento deixando Pocahontas decidir se queria ir com ele ou ficar com o seu povo. Pocahontas fica mas com a esperança de que os dois se voltem a ver.

                                                                          

Prato do mês---->

Ingredientes:
  • dourada grande                                                          
  • dois limões exprimidos
  • três dentes de alho triturados
  • uma colh. de paprica
  • sal e pimenta moída (q.b)
  • uma pitada tomilho
Preparação:  Em primeiro lugar, limpa e lava bem a dourada; deixa-a secar. Á parte faz um tempero com sal e limão expremido, depois tempera a dourada por inteiro e deixa repousar durante cerca de 45min.
Mistura o alho com a paprica, um bocado de pimenta moída e tomilho. Faz dois cortes em cruz em cada lado da dourada e adicione o tempero anterior. Põe a grelhar 15 min tendo o cuidado de o virar sempre que necessário. Para acompanhar, podes juntar uma lata de milho com arroz e battas a murro.                                                                                                                                                                                                                                         

Curiosidades:


  1. "Pocahontas" foi o primeiro filme da Disney a ser baseado numa história verídica.
  2. O seu verdadeiro nome era "Matoaka",Pocahontas significa miúda travessa que caraterizava a sua atitude na altura.
  3. Casou com John Rolfe, um soldado inglês, e morreu numa viagem de volta à sua terra natal aos 22 anos.
  4. Em princípio os animais do filme tinha falas como os, humanos, mas depois com o desenvolvimento da historia acharam melhor e mais sério que os animais perdessem as falas.
  5. No início o animal de companhia de Pocahontas era para ser um perú chamado "Readfeather", mas esse acabou de ser substítuido por Mekoo, um guaxinim.
  6. Glen Kenae foi quem fez os stoyboards na cena em que John e Pocahontas se encontram na cachoeira pela primeira vez.

Músicas:




Quantas cores o vento tem
            












Colors of the wind



If I never Know you
Depois do rio o que é que vem 













Just around the river bend

Nenhum comentário:

Postar um comentário